Certificado Digital SICAFnet

ACESSO AO SISTEMA

1 – O certificado digital será obrigatório para o fornecedor se cadastrar no SICAF?

Sim.O fornecedor deverá possuir certificado digital Pessoa Física ICP-Brasil para acessar o sistema.

2 – Como incluir o certificado Digital no Portal Online ?

Siga os passos abaixo:

3 – Quem deve possuir o certificado digital?

Qualquer sócio (conforme os dados obtidos da Receita Federal) ou o Responsável pelo cadastro no SICAF (atual CPF cadastrado no SICAF) ou o Responsável pela Pessoa Jurídica na Receita Federal do CNPJ informado.

4 – Quem pode alterar/acessar o cadastro do fornecedor?

Somente o CPF responsável pelo cadastro do SICAF
(A) poderá acessar/alterar o cadastro do fornecedor (incluir informações e arquivos). No caso de Fornecedor Pessoa Física, o próprio usuário logado é o responsável pelo Cadastro no SICAF, não sendo possível a alteração deste CPF. No caso de Fornecedor Pessoa Jurídica, qualquer um dos seguintes usuários (CPFs) poderá alterar o responsável pelo cadastro:

(B) – qualquer sócio pessoa física (conforme dados obtidos da Receita Federal); e

(C) – responsável pela PJ na Receita Federal (CPF vinculado a CNPJ).

Atenção! “B” ou “C” poderão indicar qualquer CPF para assumir a função de “A”. Contudo, “A” somente pode delegar sua função para “B” ou “C”.

5 – Qual o tipo de certificado digital exigido para o SICAF?

O SICAF aceita, por enquanto, certificados do tipo A (assinatura de documentos e transações eletrônicas), padrão ICP-BRASIL, e-CPF. O modelo mais utilizado é ( e-CPF A1 – Instalado no Computador ).

6 – Como será o acesso?

A autenticação será feita pelo portal digital da SICAFnet – ACESSAR PORTAL , para usuários fornecedores.

7 – Por que devo ter certificado digital?

É uma premissa do novo sistema para que se mantenha a segurança das informações confidenciais e sigilosas dos fornecedores.

Além disso, o uso do certificado digital apresenta os seguintes benefícios: redução de despesas com deslocamentos, cópias e autenticações, mobilidade, autenticidade, validade jurídica, integridade, confiabilidade e não-repúdio, entre outras.

8 – Onde encontro informações sobre o certificado digital (o que é, onde comprar, como funciona etc.)?

No endereço http://www.iti.gov.br/certificado-digital.

9 – Posso aproveitar o certificado digital que tenho para envio da declaração do imposto de renda (ou qualquer outra transação que exige certificado digital)?

Sim. Desde que esteja válido e seja um Certificado Digital Pessoa Física ICP-Brasil do modelo A1.

10 – Nao possui ainda o credenciamento SICAF ? Solicite agora

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